Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Robótica na Educação


O NAO é um robô humanóide, capaz de cantar, dançar, andar e conversar !
Os alunos da prefeitura do Recife vão brincar com o NAO produzindo movimentos enquanto aprendem lógica e programação utilizando a linguagem Python. 

Disponível em: http://www.fuctura.com.br/2014/05/robo-nao-inovacao-e-educacao-na-profeitura-do-recife/
Acessado em: 23/06/2014

Matemática

Aviso aos navegantes


Não se deve estudar em um texto matemático ( livro, artigo resolução de problema, ... ) como se estivesse lendo um romance. Também não faz qualquer sentido ler um texto matemático marcando as passagens que você considera importantes. Ler um texto matemático é um processo ativo. Você tem que participar. Leia devagar, com cuidado e sabendo que uma grande parte dos detalhes é em geral omitida quando o texto é escrito.

Qualquer texto matemático que contivesse todos os detalhes seria imenso e seria impossível de ser lido. É normal encontrar nestes textos frases do tipo "evidentemente" ou "é fácil ver que". Elas não significam que o que vem em seguida deve ser imediatamente entendido pelo leitor, mas que neste ponto alguns detalhes foram suprimidos e que você deve usar papel e lápis para preencher estes detalhes que estão faltando.

Quando for estudar matemática tenha à mão lápis, papel de rascunho e borracha (não tenha medo de errar). Leia o texto com atenção e escreva (e não apenas leia) os exemplos que aparecem no livro. Faça você mesmo os cálculos. Invente seus próprios exemplos a respeito do que esta sendo explicado. Matemática é uma das poucas ciências em que você não precisa acreditar no autor.

Se você estiver lendo um texto sobre um experimento de física você, em geral, não terá condições de realizar as experiências a que ele se refere. Se estiver lendo um texto sobre um período da história você não terá acesso as fontes que o autor teve. Quando estiver lendo um texto matemático você pode e deve verificar todas as afirmativas do autor.

Fonte: HOGBEN, Lancelot. Maravilhas da Matemática. Porto Alegre: Globo, 1970.

Para refletir


Qual a natureza do processo de aprendizagem ? Com que objetivos se ensina Matemática ? Tem o ensino dessa matéria acompanhada as transformações da própria Matemática e da sociedade ? A quem devemos ensiná-la e o que devemos ensinar ?
Como devemos ensinar ? 
 

Disponível em: http://mathluiz.blogspot.com.br/
Acessado em: 23/06/2014

domingo, 22 de junho de 2014

Tecnologia na Educação

"Uso de tecnologia na educação precisa ser muito bem planejado", diz executivo da Intel .
A sala de aula tecnológica imaginada pela Intel: segundo Paoletti, ela não está assim tão distante .
Leia o artigo na íntegra no endereço: Sala de aula de um futuro não tão distante .