Feira de Conhecimento – 2011
Robótica Educacional: Veículo Mecatrônico Seguidor de Linha
21/04/2011
Eu e os estudantes do 3° ano do ensino médio já estamos planejando, pesquisando e encaminhando os procedimentos a serem tomados para a efetivação do nosso trabalho para a Feira de Conhecimento que acontecerá no fim deste ano.
O nosso tema será Robótica Educacional no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Física e Informática.
Nos anos anteriores utilizamos materiais usados, descartados ou reclicáveis para construir os objetos do nosso projeto.
Este ano vou adquirir um kit com todas as peças necessárias para desenvolver o nosso trabalho.
Os estudantes estão animados, motivados e anciosos pois nunca utilizaram um kit desse tipo.
Quero que toda a turma se envolva nesse projeto, tirando das dificuldades e obstáculos que aparecerão nas etapas do processo de construção desse projeto uma aprendizagem mais significativa e concreta dos conceitos de Matemática, Física e Informática envolvidos na inplementação desse trabalho.
25/05/2011
Acabo de receber o kit de robótica Robô Seguidor De Linha W Rambo Kits, adquirido no Mercado Livre.
Vou levá-lo à escola e apresentar aos estudantes.
O kit é composto das seguintes peças:02 Placas de circuito impresso prontas para soldar os componentes eletrônicos;
Todos os componentes eletrônicos necessários para o circuito funcionar;
02 motores DC de 6V e altíssimo desempenho, já com engrenagem pequena fixa no eixo;
01 chapa de plástico já perfurada e pronta para montagem (chassi do robô);
01 conjunto completo de parafusos e porcas;
02 caixas de redução duplas com 6 engrenagens cada;
04 rodas com pneus;
30 cm de solda Best para efetuar a soldagem dos componentes;
Entre outros acessórios tais como: cintas plásticas, espaçadores retangulares, cabos para conecção dos periféricos, suporte para 4 pilhas AA, chave liga/desliga mini alavanca, etc.
11/06/20011
Os estudantes já estão trabalhando no projeto e estão percebendo que terão que ultrapassar alguns obstáculos para colocar o veículo em funcionamento, eles precisam mobilizar estratégias para solucionar os problemas. Essa " brincadeira " vai mostrar para eles que para superar as dificuldades é preciso persistência, planejamento, reflexão, ação e trabalho em equipe.
30-07-2011
O projeto está em andamento.
Os estudantes estão envolvidos e empenhados em superar as dificuldades.
Como já tinha dito, estou interessado, avaliando e observando todo o processo, espero que o produto traga satisfação para a equipe.
Integrantes do grupo - 3° ano do ensino médio:
Anderson Paulino
Deliberto Sergio
Esdras Freire
Gabriel Roberto
Jasiel Alexandrino
Josué José
Marcelo Ferreira
Wilson Jackson
14-08-2011
O veículo está montado, porém ainda apresenta alguns problemas que precisam ser solucionados.
30 - 09 - 2011Estamos tendo alguns problemas com a montagem da placa do circuito eletrônico, mas nada que não possa ser resolvido.
Os alunos estão aprendendo que as dificuldades vão surgir e precisam ser superadas com criatividade e trabalho em equipe.
Eles estão anciosos para mostrar o trabalho para os outros alunos da escola.
20 - 10 - 2011Estamos encontrando dificuldade na parte eletrônica do projeto.
Quando a bateria é ligada, os leds acendem, indicando a passagem da corrente elétrica.
Ao conectarmos os fios do motor aos terminais da placa, os leds se apagam e os motores não funcionam.
O que está acontecendo ?
29 - 10 - 2011
O defeito foi encontrado. Os motores estavam conectados à placa de forma errada.
Os integrantes da equipe detectaram o erro usando um multímetro.
Mais importante do que o produto obtido nesse projeto, foi as etapas do processo onde os estudantes superaram as dificuldades trabalhando em equipe.
20 - 11 - 2011
A apresentação foi um sucesso. Os estudantes da Escola Amor Divino ficaram admirados.
Eles perceberam que com muito trabalho e persistência, é possível realizar projetos desse tipo.
Agradeço aos estudantes, pois sem eles nada disso teria sentido !
Nenhum comentário:
Postar um comentário