-->
PROJETO
1
- Tema
Modelagem
Matemática no estudo de função polinomial do primeiro grau no ensino médio
2
– Público alvo
Alunos
do 3° ano A do ensino médio do turno
da tarde
3
– Justificativa
Os
estudantes sentem muitas dificuldades em perceber as aplicações da
Matemática na vida real, ou seja, eles não conseguem transitar do
abstrato para o concreto e deste de volta para o abstrato.
4
- Cronograma
2
semanas: 15 a 26 de outubro de 2012
5
- Disciplinas
Matemática,
Física, Informática e Robótica Educacional
6
- Objetivo
Habilitar
os estudantes a resolverem situações-problema da sua realidade
imediata modificando ou criando modelos matemáticos, através da
formulação de hipóteses, aproximações simplificadoras, seleção
de variáveis relevantes e validação do modelo encontrado.
7
- Metodologia
Será
feita uma pesquisa de campo para coletar informações de taxistas
sobre a relação do preço da corrida com a distância percorrida
pelo táxi.
8
– Recurso
Software
Modellus e Geogebra, projetor, computador, internet.
9
- Avaliação
Será
observado e avaliado o desempenho individual e coletivo dos
estudantes durante todas as etapas do processo até a obtenção do
produto. Além da realização de 2 atividades( 5 pontos cada ) e 1
prova( 10 pontos ).
10
- Referência
SILVEIRA,
Jean Carlos; RIBAS, João Luiz Domingues. Discussões
sobre a Modelagem Matemática e o Ensino-Aprendizagem.
Disponível
em: http://www.somatematica.com.br/artigos/a8/index.php
Acesso
em: 16/07/2012
BIEMBENGUT,
Maria Salett. Modelagem
Matemática no Ensino.São
Paulo: Contexto, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário