Chegou ao fim a Etapa 1 do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Escola Estadual Amor Divino. Fizemos encontros todos os sábados das 8:00 até as 17:00 horas, desde o mês de setembro, na Escola Estadual Amor Divino, para discutirmos os conteúdos dos 6 cadernos do curso e repensarmos a nossa prática pedagógica em sala de aula com os nossos estudantes. Não é nada fácil sairmos da nossa "zona de conforto" para repensarmos paradigmas educacionais, quando não é dado ao professor condições mínimas de trabalho, mais é preciso que isso seja feito pois somos profissionais e temos que aprender: a aprender, a desaprender e a reaprender.
Sair da zona de “conforto” é muito doloroso para alguns professores. Isso é percebido quando pedimos para que eles façam uma autocrítica da sua prática pedagógica.
Alguns docentes estão tão apegados ao seu fazer diário, que não admitem mudanças.
As atividades realizadas nos encontros do Pacto precisam estar cada vez mais conectadas com as atividades dos Professores em sala de aula.
Os Professores precisam perceber a importância desses encontros não só nos aspectos teóricos, mas também nos aspectos práticos.
Não podemos ficar limitados apenas às leituras dos cadernos, é necessário produzir materiais e métodos para auxiliar o Professor na sua prática pedagógica.
Agradeço a todos os professores que participaram dos encontros apesar das dificuldades:
Carlos José, Evandro Ferreira, Ezequiel Ferreira, Jônatas Rodrigues, Luiz José, Márcia Soares, Shirley Adriana.
1º Encontro com os(as) professores(as)
Pauta do dia
06 / 09 / 2014
Início( manhã ): 8:00 horas
1 – Apresentação
2 – Assinatura da ata de frequência
3 – Contrato didático: horário e
metodologia(leitura, debate, painel,...)
4 – Objetivo do curso: Contribuir para o
aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos que
atuam no ensino médio a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos,
experiências docentes e gestão pedagógica em conformidade com as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Médio(DCNEM).
5 – Protocolo
6 – Tablet: desbloqueio e uso
7 – Cadernos de leitura
8 – Vídeo: Pra não dizer que não falei das
flores
9 – Reflexão, discussão, socialização
10 – Apresentação de slides
11 – Leitura do caderno 1: capítulos 1 e 2
12 – Reflexão, discussão, socialização
Início( tarde ): 13:00 horas
1 – Vídeo: Pro dia nascer feliz
2 – Reflexão, discussão, socialização
3 – Leitura do capítulo 3 e 4 do caderno 1
4 – Reflexão, discussão, socialização
5 – Atividade para casa: Construção de um quadro
comparativo contendo o perfil dos sujeitos em cada momento histórico abordado;
Identificação dos desafios e possibilidades do Ensino Médio brasileiro
hoje; Marco histórico-legal sobre o
Ensino Médio.
2º Encontro com os(as) professores(as)
Pauta do dia
13 / 09 / 2014
Início( manhã ): 8:00 horas
1 – Apresentação
2 – Assinatura da ata de frequência
3 – Contrato didático: horário,
metodologia(leitura, debate, painel,...), avaliação
4 – Objetivo do curso: Contribuir para o
aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos que
atuam no ensino médio a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos,
experiências docentes e gestão pedagógica em conformidade com as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Médio(DCNEM).
5 – Protocolo
6 – Tablet: desbloqueio e uso
7 – Cadastro do SIMEC
8 – Sites e e-mails
9 –
Apresentação de slides
10 – Apresentação de vídeo: Pro dia nascer feliz
11 –
Reflexão
13 – Apresentação da atividade do encontro anterior
14 – Leitura do caderno 2: capítulos 1, 2, 3
15 – Reflexão, Socialização, registro
Início( tarde ): 13:00 horas
1 – Vídeo: Uma escola entre redes sociais
2 – Leitura do caderno 2 : capítulo 4
3 – Reflexão, socialização, registro
4 – Atividade para casa:
Fazer um mapeamento do perfil do nosso aluno,
para conhecer o sujeito da aprendizagem; Quem é o aluno que está no ensino
médio da minha escola ? Fazer uma carta para os alunos.
3º Encontro com os(as) professores(as)
Pauta do dia
11 / 10 / 2014
Início( manhã ): 8:00 horas
1 – Apresentação/Informes
2 – Assinatura da ata de frequência
3 – Contrato didático: horário,
metodologia(leitura, debate, painel,...), avaliação
4 – Objetivo do curso: Contribuir para o
aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos que
atuam no ensino médio a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos,
experiências docentes e gestão pedagógica em conformidade com as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Médio(DCNEM).
5 – Protocolo
6 – Tablet: desbloqueio e uso
7 – SIMEC: cadastro, avaliação, acompanhamento
da bolsa, ...
8 – Sites / E-mails / Blog
9 – Apresentação das atividades do encontro
anterior
10 – Cadernos de estudo( etapa I e II )
11 –
Apresentação de slides
12 – Vídeo: Como será a escola do futuro ?
13 –
Reflexão
14 – Leitura do caderno 3: capítulo I e II
15 – Reflexão / Socialização / Registro
Início( tarde ): 13:00 horas
1 – Vídeo: Diferentes conceitos de currículo
2 - Reflexão
3 – Leitura do caderno 3 : capítulo III e IV
4 – Reflexão / Socialização / Registro
5 – Vídeo: O quê define um currículo de
qualidade ?
6 - Reflexão
7 – Atividade para o próximo encontro: Verificar
a relação entre o Currículo do estado com o PPP da escola.
4º Encontro com os(as) professores(as)
Pauta do dia
08 / 11 / 2014
Início( manhã ): 8:00 horas
1 – Informes
2 – Assinatura da ata de frequência
3 – Contrato didático: horário,
metodologia(leitura, debate, painel,...), avaliação
4 – Objetivo do curso: Contribuir para o
aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos que
atuam no ensino médio a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos,
experiências docentes e gestão pedagógica em conformidade com as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Médio(DCNEM).
5 – Protocolo
6 –
SIMEC: Avaliação – 2ª parcela outubro
7 – Sites( Khan Academy
– Geekies Games - Veduca ) / E-mails /
Blog
8 – Apresentação das atividades do encontro
anterior
9 – Vídeo: Interdisciplinaridade e
Transversalidade( Como integrar as disciplinas escolares para que
um tema específico possa ser estudado em diversas áreas do conhecimento? Neste
programa, do curso de especialização Ética, Saúde e Valores na Escola,
mostramos o exemplo de três professores de uma escola estadual de Campinas que,
ao escolherem um rio da região como objeto de estudo, desenvolvem, na prática,
a transversalidade e a interdisciplinaridade nas áreas de geografia, língua
portuguesa e química.)
10 – Fazer um projeto com uma turma do ensino
médio para ser apresentado no dia 03 / 12 / 2014
11 –
Apresentação de slides
12 – Vídeo: Ponto de Mutação
13 –
Reflexão
14 – Leitura do caderno 4:
Capítulos: I –
Shirley / Jonatas
II – Luiz / Sergio
III – Ezequiel / Carlos
IV – Evandro / Márcia
15 – Reflexão / Socialização/ Crítica /
Registro: Qual a importância do tema desse caderno para o ensino médio ? Quais
os pontos positivos e negativos ?
Responda as questões propostas no seu capítulo.
Início( tarde ): 13:00 horas
1 – Vídeo: Outro Tijolo na Parede – Pink Floyd
2 - Reflexão
3 – Leitura do caderno 4:
Capítulos: I –
Shirley / Jônatas
II – Luiz / Sergio
III – Ezequiel / Carlos
IV – Evandro / Márcia
4 – Reflexão / Socialização / Registro
5 – Vídeo: Sete vidas eu tivesse
6 - Reflexão
7 – Atividade para o próximo encontro: Responder
os questionamentos do capítulo de cada grupo.
5º Encontro com os(as) professores(as)
Pauta do dia
06 / 12 / 2014
Foi feita a leitura e discussão dos cadernos 5 e 6. Os grupos foram divididos por área:
Shirley / Jônatas(Educação física / Biologia) - Luiz / Sergio(Matemática / Física) - Ezequiel / Carlos(História / Geografia) - Evandro / Márcia(Português / Inglês).
Pela manhã trabalhamos o caderno 5 e pela tarde, o caderno 6. Cada grupo escolheu uma forma de socializar os resultados da sua leitura.
Todos concordaram que é preciso discutir as práticas pedagógicas e encontrar estratégias que tornem os conteúdos significativos para os alunos.
Os cadernos apresentam informações pertinentes ao dia a dia dos professores e estudantes.
É imprescindível que pratiquemos tudo isso que foi discutido em sala de aula, pois o principal protagonista é o aluno, pois sem ele não há escola nem professor.
Shirley / Jônatas(Educação física / Biologia) - Luiz / Sergio(Matemática / Física) - Ezequiel / Carlos(História / Geografia) - Evandro / Márcia(Português / Inglês).
Pela manhã trabalhamos o caderno 5 e pela tarde, o caderno 6. Cada grupo escolheu uma forma de socializar os resultados da sua leitura.
Todos concordaram que é preciso discutir as práticas pedagógicas e encontrar estratégias que tornem os conteúdos significativos para os alunos.
Os cadernos apresentam informações pertinentes ao dia a dia dos professores e estudantes.
É imprescindível que pratiquemos tudo isso que foi discutido em sala de aula, pois o principal protagonista é o aluno, pois sem ele não há escola nem professor.
Início(
manhã ): 8:00 horas
1
– Informes sobre o SIMEC: Ainda há dúvidas de como fazer as
avaliações nesse ambiente virtual.
Alguns
professores(as) têm dificuldades com procedimentos informatizados.
2
– Janeiro: Lembrar aos cursistas que em janeiro não haverá
encontro, mas é preciso fazer as avaliações.
3-
Bolsa: Obter os números do benefício e do convênio no site do FNDE
para poder retirar o valor da bolsa no BB.
6
– Leitura do caderno 5:
Capítulo
I: Shirley / Jônatas
Capítulo
II: Luiz / Sergio
Capítulo
III: Márcia
Capítulo
IV: Ezequiel
Capítulo
V: Evandro
Capítulo
VI: Carlos
7
– Produção de material: cartazes, textos, slides.
8
– Socialização e debate
9
– Apresentação do caderno 5:
10
– Discussão sobre a apresentação
Início(
tarde ): 13:00 horas
2
– Leitura
do caderno 6:
Capítulo
I: Shirley / Jônatas
Capítulo
II: Luiz / Sergio
Capítulo
III: Márcia / Evandro
Capítulo
IV: Ezequiel / Carlos
3
- Produção de material: cartazes, textos, slides.
4
- Socialização e debate
5
- Apresentação do caderno 6:
6
- Discussão sobre a apresentação
7
– Atividade: Como uma gestão democrática contribui para aprimorar
as avaliações do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
?
As Professoras e Professores se expressaram, após as leituras dos cadernos, através de debates, textos e cartazes.
Formulei um pequeno e simples questionário, só para incentivá-los a escrever e dizer o que pensam.
Avaliamos os nossos estudantes, mas não permitimos que eles nos avaliem nem fazemos auto-avaliação com frequência.
É preciso ouvir mais esses jovens cheios de dúvidas, perguntas, histórias de vida, conhecimentos,...
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