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quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Avaliar ou examinar


O objetivo de uma Avaliação é medir se o Estudante aprendeu, se o Professor ensinou e se é preciso modificar/aperfeiçoar a prática pedagógica.

Temos que saber diferenciar avaliar de examinar.

Conforme Luckesi(2011,p.29) ”Para distinguir essa duas condutas --examinar e avaliar na escola-- basta relembrar sucintamente que o ato de examinar se caracteriza, especialmente(ainda que tenha outras características) pela classificação e seletividade do educando, enquanto que o ato de avaliar se caracteriza pelo seu diagnóstico e pela inclusão”.

Aprovar ou reprovar não interessa. A pergunta é: o estudante aprendeu ?

Para executar essa tarefa de avaliar(não examinar) de modo eficiente, é preciso planejar e estabelecer critérios objetivos e transparentes.

O Estudante será avaliado pela sua produção, participação, frequência e atitudes.

Sendo a Escola um espaço de pensamento livre(e não de doutrinação), cabe ao Professor incentivar no Estudante a capacidade de questionar, criticar, propor, analisar e intervir na realidade circundante, construir argumentos que apoiem a sua opinião, resolver problemas, colaborar e ajudar.

É preciso premiar o mérito e promover a equidade, dando mais atenção para os Estudantes que tenham dificuldades na aprendizagem.

Não deveríamos avaliar os Estudantes com uma mesma “ régua “(como se fossem uma massa homogênea) e de modo excessivamente discreto. A Avaliação deveria ser individual e contínua, na medida do possível. Mas a realidade e as condições de trabalho muita vezes nos impede de avaliar de maneira mais precisa.

Logo, os critérios devem ser justos, exequíveis e retratar as especifidades dos educandos.

Essa é uma tentativa de avaliar levando em conta a excelência e a equidade.

Para cada bimestre, a avaliação será composta de:

  • Provas e simulados externos: SAEB-SIEPE-OBMEP(N);
  • Prova interna(n);
  • Porcentagem de presença(a);
  • Projetos(b);
  • Execícios individuais em sala de aula(c);
  • Feira de conhecimento(d);
  • Seminários em equipe(e);
  • Atividades extraclasse(f);
  • Exercícios para casa(g);
  • Atitude pró-ativa(h).

A partir daí, temos que associar os itens acima com um número real M(média bimestral), que será uma média ponderada, onde cada item terá um peso.


 


Os parâmetros N, n, a, b, c, d, e, f, se necessário, serão obtidos por média aritmética.

Será utilizado o Libre Office Calc para automatizar os cálculos.
  • Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar : estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

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