Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Liberdade de expressão X Patrulhamento ideológico



Alguns países da América do Sul, estão começando um trabalho sistemático de desqualificação da Imprensa, jogando a população contra ela.
Os governos desses países não toleram críticas nem admitem uma reportagem investigativa.

Não existe democracia sem liberdade de expressão...









...e, consequentemente, sem liberdade de imprensa.









A liberdade de imprensa não é cerceada apenas em ditaduras(de esquerda ou de direita, civil ou militar).
Em países democráticos, contudo, também há situações preocupantes. O Brasil, por exemplo, ficou na 108ª posição, pior que Uganda, Mali e Líbano.










Percebo que alguns professores querem doutrinar os estudantes na sua ideologia, impondo conceitos, ideias e práticas, quando deveriam abrir o debate, instigando no aluno a competência crítica e questionadora, levando-o a escolher os seus próprios caminhos, adquirindo, assim, autonomia.





Estamos passando por um período de patrulhamento ideológico, onde não se pode criticar o governo sem ser rotulado de direitista, reacionário,...










“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão”. É isso que diz o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas desde 10 de dezembro de 1948. O direito está assegurado no papel, mas na prática não é bem assim. É o que aponta o Press Freedom Index, realizado desde 2002 pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras.


















Abaixo temos um exemplo de Liberdade de Expressão na música.
Instrumental "Freedom of Expression," executado pelo conjunto chamado "The J.B. Pickers" para o filme "The Vanishing Point".

 



Exame - Abril

Super - Abril                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: